Para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde – UBSs da cidade, a Prefeitura investe na implantação do prontuário eletrônico. A troca de computadores obsoletos pela aquisição de novas máquinas já está sendo feita para melhorar o trabalho dos profissionais de saúde e garantir mais agilidade durante o atendimento na Rede SUS Contagem.
Segundo a Secretaria de Saúde serão trocadas em torno de 2 mil máquinas. A expectativa é que até o fim deste ano as unidades de saúde recebam os novos equipamentos, que terão o sistema instalado gradualmente.
Desta forma, será possível que todas as unidades de saúde, básicas e especializadas, tenham acesso ao histórico completo do paciente. As UBSs são as primeiras a receberem o prontuário eletrônico. Em breve, ele também será implementado em toda a Rede de Atenção à Saúde, como as farmácias e os centros de consultas especializadas.
Atualmente, as UBSs dos distritos Vargem das Flores, Eldorado, Riacho e Nacional já foram contemplados com as máquinas e o sistema, o Industrial e Petrolândia com os computadores. Já os distritos Sede e Ressaca ainda receberão as máquinas.
A gerente-geral da UBS São Judas Tadeu, Bárbara Barcelos, explica que a aquisição do prontuário eletrônico é um grande ganho. Não somente para os usuários, mas também para os servidores públicos, uma vez que é um sistema eficiente e completo. “Antes usávamos o prontuário físico. Este sistema é a ponte inicial de todo o atendimento que será prestado aos usuários. A aquisição veio, realmente, para somar”, afirma.
Bárbara Barcelos completa dizendo que a implementação do prontuário eletrônico beneficiará os usuários de Contagem em muitos aspectos, como por exemplo, o armazenamento de dados de consultas anteriores, resultados de exames, dentre outros. “Com o prontuário eletrônico, os médicos especialistas têm acesso ao histórico do paciente que foi atendido lá na UBS,” pontua.
Segundo a médica da UBS São Judas Tadeu, Jeniffer Venturato Viera, o prontuário eletrônico teve um impacto significativo em seu trabalho. “Antes, além do
atendimento, tínhamos que fazer todo o trabalho manual, como prescrever receitas médicas e exames. Agora, a nossa rotina foi otimizada. Fazíamos a mesma receita para pacientes de doenças crônicas. Hoje, se tudo estiver certo e caso não seja necessário fazer alterações na mesma receita, só precisamos renová-la dentro do sistema. O fato de ter tudo no sistema e poder acompanhar o histórico do paciente, de conseguir ver o que foi feito nas consultas anteriores, e de muitos documentos não serem mais em papel (que muita das vezes se perdiam), já nos garante mais segurança e trabalho eficiente”, destaca.
A assistente administrativa da UBS São Judas Tadeu, Elenice Cristina, conta ainda que depois da aquisição do prontuário eletrônico o seu trabalho se tornou mais prático. “Gastávamos muito tempo com a procura dos prontuários físicos. Hoje, quando prestamos atendimentos, somente com a data de nascimento do usuário conseguimos identificá-lo dentro do sistema e guiá-lo para as consultas”, relata.
Para a assistente administrativa da UBS São Judas Tadeu, Ana Maria Alves, a aquisição do prontuário eletrônico beneficiou o trabalho realizado na rede, além de gerar atendimentos mais rápidos e eficientes aos usuários. “Com a modernização da tecnologia, melhorou e agilizou o nosso trabalho”, conta.
O usuário da UBS São Judas Tadeu, Leonardo Ferreira, relata que o atendimento tem sido mais ágil e eficiente. “Depois da aquisição do novo sistema, o atendimento tem sido mais rápido”.
Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é um sistema de informações mantidas na rede digital. Nele, estão armazenadas as informações de saúde e clínicas, registros de anamneses (entrevista conduzida pelo médico em consultório com o objetivo de identificar os sintomas do paciente e chegar ao diagnóstico de uma doença), prescrições de medicamentos, emissão de documentos clínicos, solicitações de exames, encaminhamentos a outros pontos da Rede de Atenção à Saúde e também acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.
O registro clínico do usuário dentro do prontuário eletrônico é o principal meio de transmissão das informações entre os membros da equipe multiprofissional que presta o atendimento na Rede SUS Contagem.
Os prontuários eletrônicos fornecem benefícios como a praticidade e agilidade nos atendimentos, aumento de produtividade, armazenamento seguro do histórico dos pacientes, registro de resultados de exames, conferência de liberação de consultas, registros de prescrições médicas, dentre outros.